Handebol: do alemão handball, é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada. Hoje em dia as maiorias dos jogadores praticam apenas o handebol de quadra. Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O desporto já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o handebol.
O handebol obedece a 17 regras. As principais são as que se seguem.
Campo:
A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m. A baliza terá largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente ao meio de cada baliza e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol chamada a marca do 7m.
A bola
Terá que ser de couro, de cor única. Para adultos e juvenis, deve medir, no princípio da partida, 58 a 60 cm de circunferência e pesar de 325 a 400 gramas. Para o sexo feminino e infantil, a bola deve medir de 54 a 56 cm de circunferência e pesar de 325 a 400 gramas. A duração de cada tempo é de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Uma equipe é composta de 6 jogadores de campo e 1 goleiro.
Manejo de bola
É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés é proibido.
Comportamento para com o adversário
Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado. Bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.
Área de gol
Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetrar nessa área é punido com um tiro livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição.
Lance lateral
O lance lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com pé na linha. Pode-se passar ou até mesmo fazer o gol, mas não pode passar para o goleiro.
Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.
Lance de escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.
hããã eu ñ entendi nada
ResponderExcluirNossa, mil obrigados! eu tenho um trabalho di ed. fis. pra amanha, i si eu naum tiveci axadu a sua resposta.... hmm! eu ia ta fudida!
ResponderExcluirkkkk'